quinta-feira, 28 de abril de 2016

[Resenha] Encrenca - Non Pratt




Ficha Técnica:

Livro: Encrenca 
Paginas: 306
Ano: 2016
Autor: Non Pratt
Editora: Grupo Editorial Record
Selo: Verus

  "O que fazer quando a vida vira de cabeça para baixo?"


  Aaron é o tipo de garoto que te conquista logo nos primeiros capítulos. Ele teve que mudar de cidade no meio do semestre letivo, assim ele é o aluno novo em uma escola que não conhece ninguém, mas o que levou ele a mudar de cidade? Esse e outros mistérios que o cercam, que nos deixa com mais curiosidade para saber mais sobre ele.

  Hanna é uma garota de 15 anos, que é considerada “fácil”, para os seus amigos – se é que podemos chama-los de amigos? Ela mora com sua mãe, padrasto e sua irmã de cinco anos, ela poderia ter uma vida completamente feliz, se não fosse por algumas péssimas escolhas que ela fez.

  O livro é narrado em primeira pessoa sendo intercalado por Aaron e Hanna. Os dois irão ter os caminhos cruzados em um determinado momento, mas o que mais nos surpreende e como a relação dos dois vai sendo construída.

  Hanna vive indo as festas que acontecem na praça, junto com sua melhor amiga Kate. Ela, como já falei, tem uma reputação de ficar com qualquer um, e não diria que é mentira, porque é a mais pura verdade, só o que ninguém conhece Hanna, realmente, como ela completamente diferente por dentro.

  Aaron tinha em mente fazer novas amizades para distrai-lo um pouco dos seus problemas, e era isso que os seus pais esperavam dele, mas não que seria com a “galera popular”, foi um pouco chocante, visto que ele não tinha nada haver com o pessoal.

   Em uma dessas festas na praça, Hanna acabou conhecendo Aaron, de primeiro momento a relação dos dois não foi das melhores, mas quando a noticia que Hanna estava gravida se espalhou, foi ele o único a lhe dar o apoio que precisava. Eu diria que ele encontrou alguém para se apoiar, e talvez, mas só talvez, poder se abrir.

  É claro, Aaron não é pai do filho de Hanna, mas ele vai assumir a paternidade, mas o que nós leva a se perguntar quem seria? Ou melhor, ao menos a Hanna sabe quem é?

  A partir daqui os dois começam a enfrentar os problemas da gravides na adolescência, como a aceitação dos pais, mostrando quem realmente são seus amigos, ainda ter que estudar, a grande decisão de ter o bebe ou abortar? Essas é muitas outras coisas são abordadas sem nenhum tipo de tabu, o que nos da uma visão bem ampla e realista do assunto.

  Mas o livro vai ser só sobre a gravides da Hanna? Não, ainda teremos mais coisas sendo bordadas no ponto de vista do Aaron, como por exemplo, a amizade dele com Nevile, um senhor de um centro de repouso, o convívio com seus pais, e, é claro o seu grande segredo que o fez mudar de cidade.

  Ps: na historia, ainda temos Jay, o irmão postiço de Hanna. Ele é bem popular na cidade, mas a poucos meses começou a estudar na faculdade, e só vem visitar o pai poucas vezes, só que embora ele seja o “garoto de ouro”, suas visitas agora sempre acabam em um discussão, pelo menos com Hannna.

  “Esse já se tornou um dos meus livros favoritos, eu adorei como a autora escreveu mostrando a realidade dos jovens, não apenas da parte da gravidez, mas nas nossas amizades, festas, sobre tudo. Enfim, também gostei muito de como Aaron e Hanna, acabaram se ajudando a superar seus problemas, mas não gostei do final, achei que faltou algo? Como ficou a relação dos dois, o que tinha na carta do Jay, e o que aconteceu com Katie e Rex?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa