segunda-feira, 9 de março de 2015

Resenha: Insurgente


Livro: Insurgente
Serie: Divergente #2
Autor: Verônica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores

"Como um animal selvagem, a verdade é poderosa demais para ser mantida aprisionada.
- Do manifesto da Franqueza."

  Confesso que ainda não li Divergente, mas assisti ao filme e deu para acompanhar bem o segmento da historia, e já vou falando que esse livro trouxe todas as emoções possíveis que uma pessoa pode sentir lendo um livro.

  O livro começa com Tobias, Tris, e os outros refugiados entrando na "Amizade", lá eles pretende se esconder da Erudição, porque depois da "Simulação", deixou todos sem um rumo certo a seguir, e nem saber em quem confiar, mas principalmente Tris, que perdeu os seus pais no incidente, e além disso foi "obrigada" a matar seu amigo Will, e a culpa a vem consumido desde então.

  Na cede da Amizade, temos um lugar pacifico, onde estão em constante contato com a natureza, e um detalhe dessa facção é que ela não toma partido em nenhum lado da guerra que está acontecendo.

  No meio dos refugiados temos Marcus, pai de Tobias, e sim, nos vamos poder saber mais sobre o passado dele, que posso garantir, é muito surpreendente, e também como o Tobias, vai lidar com a presença do pai e da mãe, que ele vai descobrir ser a líder dos Sem-Facção.

  Como o livro é bem corrido, a historia vai se passar em quase todas as facções, desde Amizade até a Erudição, mas temos um foco grande na Franqueza, onde a metade da Audácia, se refugio, e la teremos o rencontro de alguns dos nossos personagens preferidos, mas também um interrogatório usando o soro da verdade, que confesso que quando chegou nessa parte não consegui parar de ler, porque tipo eles obrigaram a Tris e o Tobias, a praticamente expor todos os seus segredos, e que nem sempre pode ser recebidos de uma forma boa, e eles vão descobrir isso da pior maneira.

  Antes que eu me empolgue e conte algum spoiler, vou falar do assunto principal que garanto é o que todos querem saber, vai ter a guerra contra a Erudição nesse livro? Vai sim, e vai ser tipo surpreendente, porque alguns personagens que tipo, você nunca iria imaginar vai mudar de lado ( to me segurando para não falar), e vai deixar um final incrível para o próximo livro.

                                                                Spoiler                                                                                            

  Um detalhe que não gostei no livro foi a personalidade de Tris, no primeiro a autora criou uma personagem incrível que você adora, mas nesse ela faz com que você a odeia a cada capitulo, com uma única coisa em mente, "morrer para salvar quem eu amo", e praticamente o resumo da Tris, no livro, serio tinha momentos que eu realmente queria que ela morresse porque não aquentava mais, e quando finalmente ela vai morrer, ela pensa eu " eu não quero morrer, eu quero viver", serio Tris?

  "Não quero morrer...Nunca pensei em levar a serio todas aquelas vezes que Tobias brigou comigo porque eu estava ariscando minha vida... Tinha certeza que queria imitar o autossacrifício deles. Mas não, não, não."



  "Insurgente foi com certeza um dos melhores livros que eu já li, uma leitura rápida e emocionante, me prendeu do começo ao fim, me fez mudar de opinião sobre alguns personagens, além de conhecermos um pouco melhor as facções, tivemos um envolvimento bem explorado do trauma da Tris, com a morte do Will, como as pessoas receberão a noticia, que convenhamos, a Franqueza, fez de uma forma bem sutil, enfim, o livro me surpreendeu bastante, e só fiquei com raiva porque teve muitos traidores no meio dos personagens favoritos, então cuidado quando for ler/assistir."


16 comentários:

  1. Eu só asisti o filme e estou doida para ler os livros, a história parece ser super envolvente.
    Pena que já recebi tantos spoilers que até me desanimo um pouco a ler :(
    Metamorfose Literária

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh o livro, eu não sabia que tinha, pensei que fosse apenas o filme que estou louca para assistir, adorei a resenha, e pelo jeito vou amar o filme tbm, eu quero este livro p eu ler, tbmmmmm.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel, tudo bom??
    Cara, eu só li Divergente e meio que desanimei =/ sei lá viu. Eu ia ler Insurgente mas acabei deixando pra lá. O filme tá batendo na nossa porta e quando fazem filmes baseados em livros eu curto ler antes de assistir, então acho que querendo ou não preciso ler Insurgente bem rápido né rsss
    Não vou ler sua resenha por completo afinal rola um spoiler básico rsss inclusive eu estava lendo e quando surgiu o alerta spoiler, desci correndo para comentar hahahahaha
    Enfim... adorei teu blog viu :)
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Ah esse livro é perfeito, emoção e mais emoção, e a vontade de ler o livro aumenta a cada resenha que leio, haha e claro também preciso assistir o filme, ansiedade batendo em minha porta haha
    beijocas
    By Jeeh Sena

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel tudo bom?

    Eu tenho mania de fazer ao contrario, primeiro eu assisto o filme e depois eu leio o livro. Eu ainda não li Divergente, mas já vi muita gente falando bem dessa série, embora não seja meu gênero preferido vou ver o filme, se eu curtir eu vou ler os livros ^^

    Beijoss

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  6. Ola Gabriel .

    Eu também Não li o livro só assistir o filme , a Tris é uma personagem bem forte , na verdade ela é a minha preferida , pois ela passou por muitas coisas ruins na vida , a morte dos seus pais , a perda do amigo que teve que matar , eu acho que isso me deixa querer admirar muito ela , acho ela uma personagem muito guerreira ... também gosto dos outros personagens ,mas ela me chama muito atenção .
    O filme é perfeito , assistir e também gostei muito .
    Parabéns pela resenha , esta bem explicada.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/2015/03/homenagem-feliz-dia-da-mulher.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro Divergente e também não vi o filme, então não leria Insurgente de cara, até porque eu ficaria perdida no meio da história kkkk Mas também eu devo confessar que essa série não chama muito a minha atenção, ela faz um sucesso tão grande que acaba me afastando, eu até acho a premissa bacana, mas ainda não consegui ficar interessada nessa coisa de facções e tudo o mais. Mas enfim, eu gostei bastante da sua resenha, fico feliz que a leitura tenha sido boa para você e espero um dia ainda ler essa série.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acho que esse foi um dos meus livros favoritos da série, apesar de que o final deixou muito a desejar. Divergente foi uma série que eu espera muito e ganhei pouco, fiquei bastante desapontada.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel, deixa eu te falar ... eu tenho uma culpa terrível com essa série, eu nunca tive vontade de ler kkkk e eu nao sei pq , sendo o estilo literário que eu tanto gosto, nem o filme eu me interessei e olha que amo muito mais filmes do que livros, algum dia eu verei para ver se a culpa sai, pq a maioria que leu ou viu o filme ama e eu aqui sem entender nada kk mas eu gostei da sua resenha viu, e bom saber que o livro é mais corrido, detesto rodeios, aquelas narrativas sem fim etc.E saindo do assunto li sua resenha sobre 50 tons de cinza deixe comentário la tbm , bjos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  10. Eita super empolgante em Gabriel? poxa você me deixou super a fim de ler o livro rsrs e parabéns pela resenha ficou muito bem feita deu pra sentir o qto vc gostou da história .. bjsss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/2014/12/

    ResponderExcluir
  11. E aí Gabriel! Li Divergente em uma semana, e estou pra ler insurgente desde que terminei o primeiro livro. A Veronica foi genial, e foi uma grande descoberta para mim no ano passado. Mas só vou ler o livro depois do filme, tenho essa mania "esquisita" rs. Abraços,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti Divergente e não achei tudo isso, por isso nem fiquei meio louco para ler os livros. Estão na lista? Sim. Mas o sistema de facções não me chama tanta atenção assim não.

    Foi bom saber que vai ter Guerra, tá, ok. Admito que fiquei um pouco empolgado com isso! E pretendo ler, só não tenho urgência. Também já recebi tantos spoilers que talvez isso tenha afetado minha vontade de ler a trilogia .-.

    Abs, Gabriel! Gostei bastante da resenha ;)

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da tua resenha! Já tinha ouvido falar desse livro, mas infelizmente não gosto de historias tão intensas/ou tudo muito louco asdajdfjaçdjaj
    Já estou seguindo seu blog :)

    jamilsonoliveira.com

    ResponderExcluir
  14. O Não Spoiler não era o próximo livro da minha lista :(
    Brincadeira agora que fiquei com mais vontade de ler
    Seguindo o blog

    Helaine Costa - Blog NannaMais
    http://nannamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei bastante de Insurgente porque é cheio de ação. E na minha opinião a Tris esta mais ousada e corajosa, e ao mesmo tempo com medos e dúvidas, tornando ela mais real. E com tanta coisa acontecendo em Insurgente achei a continuação Convergente mais parada... e chatinha.

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá, amei sua resenha meus parabéns. Estou bem curiosa sobre esta série, que parece ser muito interessante, principalmente pela ação e por ser uma distopia espero lê-la.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir

 renata massa